Aprovar o Plano de Ações para implantação de Cadernetas de Saúde de Adolescentes (CSA), nos município de Angra dos Reis, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mendes, Niterói, Porto Real e Teresópolis, em conformidade com a Portaria MS nº 3147 de 17 de dezembro de 2009, e com o Plano de Ações e Previsão Orçamentária, elaborado pela área técnica de saúde de adolescentes desta secretaria, conforme o descrito nos Anexos I e II, desta Deliberação.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE E DEFESA CIVIL
COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE
ATO DO PRESIDENTE
DELIBERAÇÃO CIB-RJ Nº 976 DE 08 DE JUNHO DE 2010.
APROVA A IMPLANTAÇÃO DE
CADERNETAS DE SAÚDE DE
ADOLESCENTE NOS
MUNICÍPIOS QUE MENCIONA.
O Presidente da Comissão Intergestores Bipartite, no uso de suas atribuições e considerando;
- A 7ª Reunião Ordinária da CIB realizada em 08 de julho de 2010.
DELIBERA:
Art.1º - Aprovar o Plano de Ações para implantação de Cadernetas de Saúde de Adolescentes (CSA), nos município de Angra dos Reis, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mendes, Niterói, Porto Real e Teresópolis, em conformidade com a Portaria MS nº 3147 de 17 de dezembro de 2009, e com o Plano de Ações e Previsão Orçamentária, elaborado pela área técnica de saúde de adolescentes desta secretaria, conforme o descrito nos Anexos I e II, desta Deliberação.
Art.2º - Deliberação entrará em vigor a partir da data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 08 de julho de 2010.
SÉRGIO LUIZ CÔRTES DA SILVEIRA
Presidente
ANEXO
ANEXO I: Plano de Ações para a implantação da Caderneta de Adolescentes e Jovens nos municípios de Belford Roxo, Teresópolis, Mendes, Porto Real e Angra dos Reis |
||||||
Ação |
Quantidade |
Datas prováveis |
Público Alvo / Quantitativo |
Carga Horária |
Objetivos |
Resultados Esperados |
Seminário de Sensibilização |
01 |
Setembro de 2010 |
Profissionais de Saúde nível gestão (estimativa: 30 participantes - distribuídos equitativamente pelos 5 municípios) |
08 horas |
Sensibilizar gestores das áreas de Saúde para a implantação da caderneta. -Informar sobre o processo implantação da caderneta; -Incentivar a pactuação da implantação da caderneta nos municípios |
Adesão dos municípios escolhidos para iniciarem o processo de implantação da caderneta do adolescente ; -Inclusão da Pactuação da Implantação da Caderneta do Adolescente na Agenda dos gestores municipais -Formulação de propostas de ações interdisciplinares e intersetoriais |
Seminário de Capacitação Municípios Participantes: |
02 |
Novembro de 2010 |
Profissionais de Saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, odontólogos, nutricionistas ) e gestores de saúde (estimativa: 50 participantes, distribuídos equitativamente pelos 5 municípios) |
16 h (cada Capacitação) |
-Informar sobre as temáticas e técnicas abordadas na caderneta do adolescente - Promover a construção do conhecimento acerca dos conteúdos temáticos contidos na caderneta, assim como dos métodos e técnicas que lhes sejam correlatos - Sensibilizar os profissionais para multiplicarem essa capacitação em seus municípios |
-Profissionais instrumentalizados para conhecer e dominar os procedimentos técnicos necessários para trabalhar com a caderneta de adolescentes e jovens -Profissionais instrumentalizados para compreender as particularidades dos atendimentos a adolescentes e jovens nos âmbitos técnicos, éticos e humanos - Profissionais instrumentalizados para multiplicar essa capacitação |
Oficina de Planejamento Municípios Participantes: |
02 |
Março de 2011 |
Profissionais de Saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, odontólogos, nutricionistas ) e gestores de saúde (estimativa: 30 participantes, distribuídos equitativamente pelos 5 municípios) |
8 h (cada Oficina) |
-Enumerar e analisar estratégias para a implantação da caderneta do adolescente -Incentivar a formação e a organização de grupos de trabalho interdisciplinares e intersetoriais - Enumerar e explicitar os objetivos dos grupos de trabalho |
- formação de grupo de trabalho interdisciplinar e intersetorial por município; - elaboração do plano de ação para implantação da caderneta nos municípios |
ANEXO II:
PLANO DE AÇÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DA CADERNETA DE ADOLESCENTES E JOVENS
Municípios: Belford Roxo, Teresópolis, Mendes, Porto Real e Angra dos Reis
MEMÓRIA DE CÁLCULO
02 (DOIS) CURSOS DE CAPACITAÇÃO
Cálculo por Capacitação:
Cada capacitação consistirá de 16 horas distribuídas em 02 dias consecutivos (8 h p/dia).
Será garantida a hospedagem para os participantes de outros municípios.
Serão realizadas 2 capacitações para 2 grupos distintos e em datas distintas.
Recursos Humanos:
Cada Capacitação:constará de:
- 2 mesas-redondas com 4 participantes/ cada = 08 professores = 08 h/aula X R$ 100,00 (p/ hora/aula) = R$ 800,00
- 2 oficinas de auto-aprendizagem de 3 horas de duração/ cada = 6 horas
3 dinamizadores p/ oficina
3 dinamizadores X 06 h/aula (2 oficinas) = 18 h/ aula X R$ 100,00 (p/hora/aula) = R$ 1800,00
Apoio administrativo → 1 hora: R$ 20,00 X 16 h = R$ 320,00
Cada capacitação: R$ 800,00 + R$ 1800,00 + R$ 320,00
Total de cada capacitação: R$ 2920,00
2 capacitações: R$ 5840,00
--------------------------------------------------------
Recursos Materiais (por capacitação):
- Material de consumo
- Blocos e canetas: R$ 0,65 X 50 = R$ 32,50
- Flip Chart com 10 folhas: R$ 19,55 X (4 flips) = 78,20
Total: R$ 110,70
2 capacitações: R$ 221,40
--------------------------------------------------------------
__MCE_ITEM____MCE_ITEM__· Recursos audiovisuais
- Data Show (resolução 800x600)+Tela = R$253,00 / dia
2 dias: 506,00
- 01 ponto de internet banda larga: R$ 60,95 / dia
2 dias: R$ 121,90
Cada capacitação (2 dias ) : R$ 627,90
2 capacitações: R$1255,80
------------------------------------------------------------------
__MCE_ITEM____MCE_ITEM__· Hospedagem:
Cada capacitação ( 1 diária p/ 50 participantes ) →
→ (R$ 409,4 X 14 quartos Triplos ) + ( R$ 257,00 X 4 quartos Double ) = R$ 5.731,60 + R$ 1.028,00 = R$ 6.759,60
OBS: 42 participantes alojados em 14 quartos Triplos + 08 participantes alojados em 4 quartos Doubles
2 capacitações → 2 X R$ 6.759,60 = R$ 13.508,00
2 capacitações → 13.519,20
----------------------------------------------------------------
__MCE_ITEM____MCE_ITEM__· Espaço Físico:
- Auditório : R$ 416,00
- Sala de Apoio: R$ 150,00
Por capacitação: R$ 566,00 X 2 dias = R$ 1132,00
2 capacitações → R$ 2.264,00
-------------------------------------------------------------
__MCE_ITEM____MCE_ITEM__· Alimentação:
Almoço → R$ 46,20 p/pessoa X (50 alunos + 08 professores) =
= 2.679,60 X ( 2 dias ) = R$ 5.359,20
Jantar → R$ 46,20 p/pessoa X (50 alunos) =
= 2310,00 ( 1 dia )
Coffee break → R$ 25,85 p/pessoa X (50 alunos + 08 professores) = 1.499,30 X ( 2 dias ) = R$ 2.998,60
Água → 1 copo = R$2,20 X (2 p/ pessoa) = R$ 4,40 (p/ pessoa) X 61 pessoas (50 alunos + 8 professores + 3 dinamizadores) = R$ 268,40 X 2 dias = R$ 536,80
Cafezinho → R$ 19,80 (p/ garrafa) X 2 garrafas p/ dia = R$ 39,60 X 2 dias = R$ 79,20
Por capacitação: R$ 11.283,80
2 capacitações: R$ 22567,60
----------------------------------------------------------
__MCE_ITEM____MCE_ITEM__· Cópias Xerox:
100 cópias p/ aluno X 50 alunos = 5000 cópias X R$ 0,10 = R$ 500,00
2 capacitações: R$ 1.000,00
TOTAL 2 CAPACITAÇÕES : R$ 46668,00
Discriminação
Recursos Humanos:
Professores e Dinamizadores: R$ 5840,00 +
Recursos Materiais :
Material de consumo : R$ 221,40 +
Recursos audiovisuais : R$ 1255,80 +
Hospedagem: 13.519,20 +
Espaço Físico: R$ 2.264,00 +
Alimentação: R$ 22567,60 +
Cópias Xerox : R$ 1.000,00
02 (DUAS) OFICINAS DE PLANEJAMENTO
Cada oficina totalizará 08 horas.
Serão realizadas 2 oficinas (para 2 grupos distintos e em datas distintas).
Recursos Humanos:
Professores :
Cada Oficina contará com 3 dinamizadores que permanecerão tempo integral.
Hora / aula = R$50,00
1 oficina: 08 h/aula X R$ 50,00 (p/hora/aula) = R$ 400,00 X 3 dinamizadores = R$ 1.200,00
1 Apoio administrativo: 1 h = R$ 20,00 X 8 h = R$ 160,00
Cada oficina: R$ 1360,00
2 oficinas: R$ 2720,00
-------------------------------------------------------------------------------------------
Recursos Materiais
Por capacitação:
- Material de consumo
- Blocos e canetas: R$ 0,65 X 30 = R$ 19,50
- Flip Chart com 10 folhas: R$ 19,55 X (3 flips) = 58,65
Total: R$ 78,15
2 oficinas: R$156,30
----------------------------------------------------------------
__MCE_ITEM____MCE_ITEM__· Recursos audiovisuais
- Data Show (resolução 800x600) C/Tela = R$253,00 / dia
- 01 ponto de internet banda larga: R$ 60,95 / dia
Total: R$ 313,95
2 oficinas: R$ 627,90
-----------------------------------------------------------------
__MCE_ITEM____MCE_ITEM__· Espaço Físico:
Sala de Apoio: R$ 150,00 X 3 grupos p/dia X 2 oficinas
2 oficinas → R$ 900,00
----------------------------------------------------------------
__MCE_ITEM____MCE_ITEM__· Alimentação:
Almoço → R$ 46,20 p/pessoa X (30 alunos + 03 professores) =
= 1524,60 X ( 2 oficinas ) = R$ 3049,20
Coffee break → R$ 25,85 p/pessoa X (30 alunos + 03 professores) = R$ 853,05 X (2 oficinas ) = R$ 1.706,10
Água → 1 copo = R$2,20 X (2 p/ pessoa) = R$ 4,40 (p/ pessoa) X 33 pessoas (30 alunos + 3 dinamizadores) = R$ 145,20 X (2 oficinas) = R$ 290,40
Cafezinho → R$ 19,80 (p/ garrafa) X 2 garrafas p/ dia = R$ 39,60 X (2 oficinas) = R$ 79,20
2 oficinas: R$ 5124,90
TOTAL 2 OFICINAS DE PLANEJAMENTO: R$ 9529,10
Discriminação
Recursos Humanos:
R$ 2720,00 +
Recursos Materiais :
Material de consumo : R$ 156,30 +
Recursos audiovisuais : 627,90 +
Espaço Físico: R$ 900,00 +
Alimentação: R$ 5124,90
-------------------------------------------------------------
1 (UMA) OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO
Realizada em um dia com carga de 8 horas para 30 pessoas
Recursos Humanos:
Professores :
Hora/aula : 4 professores = 04 horas / aula X R$ 100,00 (p/ h/ aula) = R$ 400,00
Cada Hora-aula c/ 3 dinamizadores = 04 horas / aula X R$ 50,00 ( valor da h/ aula do dinamizador) = R$ 200,00 X 3 dimanizadores = R$ 600,00
1 Apoio administrativo → 1h = R$ 20,00 X 9 h = R$ 180,00
Total: R$ 1180,00
--------------------------------------------------------
Recursos Materiais
Por oficina:
- Material de consumo
- Flip Chart com 10 folhas: R$ 19,55 X (3 flips) = 58,55
Total: R$ 58,55
-----------------------------------------------------------------
__MCE_ITEM____MCE_ITEM__· Recursos audiovisuais
- Data Show (resolução 800x600)+Tela = R$253,00
Total: R$ 253,00
------------------------------------------------------------------
__MCE_ITEM____MCE_ITEM__· Espaço Físico:
- Auditório:
Total: R$416,00
-------------------------------------------------------------
__MCE_ITEM____MCE_ITEM__· Alimentação:
Almoço → R$ 46,20 p/pessoa X (30 alunos + 07professores) =
= R$ 1709,40
Total: R$1709,40
TOTAL OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO R$ 3616,95
Discriminação
Recursos Humanos:
R$ 1180,00 +
Recursos Materiais :
Material de consumo : R$ 58,55 +
Recursos audiovisuais : R$ 253,00 +
Espaço Físico: R$ 416,00 +
Alimentação: R$1709,40
TOTAL: R$ 59814,05
1 OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO ( R$ 3616,95)
+ 2 CAPACITAÇÕES ( R$ 46668,00)
+ 2 OFICINAS DE PLANEJAMENTO ( R$ 9529,10)